Educação Infantil
Educação Infantil

OBJETIVOS DO BERÇÁRIO

Nos primeiros meses de vida, o vínculo é fundamental para fortalecer o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças.

Estimular o desenvolvimento integral das crianças através do atendimento especializado de professores e monitores com formação e experiência, tendo o cuidar e o brincar como ênfase nessa fase. Oportunizar a relação educador-aluno peloo fortalecimento do vínculo.  As atividades lúdicas recebem destaque através de ambientes que estimulam o  brincar como interação com os demais. Através de atividades de psicomotricidade os alunos desenvolvem habilidades que favoreçam o andar, saltar, entre outros. 

 O CSA conta com espaços internos e externos projetados para estimular o desenvolvimento integral dos bebês, num ambiente seguro, aconchegante e rico em possibilidades de exploração.  

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA À ESCOLA

 O vínculo da criança com a escola se estabelece na medida em que esta sente segurança  nesse novo ambiente de convívio com seus pares e educadores. Acreditando na importância deste período, a equipe da Educação Infantil organiza, no início do ano letivo, uma acolhida que contempla entrevista e reunião dos pais com a professora da turma e, nas semanas iniciais, uma rotina diferenciada em que as crianças são atendidas em pequenos grupos e em períodos reduzidos de forma flexível ao ritmo de cada um.

 As crianças que, ao longo do ano letivo, entram na escola também são recepcionadas de maneira especial, respeitando as suas necessidades. 

SALAS DE AULA

O ambiente é amplo e integrado com parte lúdica, descanso, trocador de fraldas e higienização.   Com boa iluminação e bem ventilada, conta com mobiliário e brinquedos específicos para a faixa etária. Quando necessário o ambiente pode ser climatizado e higienizado de forma que a criança possa engatinhar e explorar o ambiente. 

Nesse espaço, os princípios de tranquilidade, aconchego, conforto, bem-estar estão contemplados.

MOMENTO DE DESCANSO - SONO

Em um ambiente tranquilo e reservado, cada criança poderá fazer seu momento de descanso, em berços individualizados. 

 A área externa do CSA conta com ambientes divididos para o uso de cada faixa etária.

Consideramos o contato com a natureza importante desde os primeiros meses, privilegiamos atividades externas no pátio. Há uma área coberta com grama sintética, para os dias sem sol, com materiais para o desenvolvimento  psicomotor e balanços. Pracinha de areia com balanços e trepa-trepa e pátio livre protegido por rede.

HORÁRIOS 

Oferecemos atendimento das 7h30min às 18h.

COORDENAÇÃO: Patrícia Branco e Maria Inês Steiger Kaufmann