Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino Fundamental Anos Finais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Os Anos Finais do Ensino Fundamental estimulam o desenvolvimento de competências nas variadas áreas do conhecimento. Leva-se em conta a Educação integral e as habilidades de cada aluno. Atende-se aos pressupostos da interpretação e fluência na leitura, na escrita e no cálculo. Busca-se neste contexto enfatizar as relações interpessoais, o cuidado de si e do outro, bem como o exercício da cidadania com a preservação e a regulação do coletivo. Esta etapa de ensino apresenta como enfoque a capacidade de organização e o exercício da autonomia dos alunos.  A proposta pedagógica do CSA instiga os jovens a serem mais independentes e a assumirem novas responsabilidades, aprimorando a capacidade de argumentar, discutir e investigar.

Através de metodologias ativas variadas, busca-se o desenvolvimento de habilidades e a aquisição de conhecimentos, bem como a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo. O trabalho desenvolvido incentiva o aluno a adotar atitudes de solidariedade e cooperação, respeitando o outro e sabendo posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

Em cada componente curricular são priorizadas a interação social, o estabelecimento de relações entre os diferentes saberes e a valorização da cultura. Entre os principais objetivos do Ensino Fundamental II estão o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a construção de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, tendo o saber e o ser como eixos construtores deste processo.

 

COORDENAÇÃO 6º ao 9º: Ana Braun e Márcia Andréia de Castro Beppler