Manual de Identidade Visual do Colégio

COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

120 anos construindo a história da educação

O Colégio Santo Antônio iniciou sua caminhada ainda no século XIX, em 1898. A história nos conta que seis Irmãs Franciscanas partiram em 10 de janeiro de 1898 de Porto Alegre, num pequeno barco a vapor. Na embarcação precária enfrentaram a seca do rio. As Irmãs trouxeram um sonho e uma promessa: Plantar uma semente, cujos frutos serão as crianças. O destino era uma pequena vila, à margem esquerda do rio Taquari em Estrela.
O educandário foi construído um ano antes, com a chegada do Reverendo Francisco Schleipen. Chegaram ao Colégio Irmãs Franciscanas que levavam à vila a chance de um futuro melhor. Os estrelenses as acompanham até o prédio, onde tudo havia sido preparado, inclusive com uma mesa farta no refeitório. Aquele dia, 11 de janeiro de 1898, permaneceu como o da inauguração do Colégio Santo Antônio.
O tempo passa, o sonho se realiza, a promessa continua. Aumenta o número de alunos, avança o ensino e com ele novas demandas se apresentam. O prédio antigo já não comporta o crescimento do número de alunos. Aos poucos ampliações são feitas com auxílio da comunidade.
A árdua tarefa daquelas educadoras era amenizada pela receptividade junto à comunidade. Com fé em Deus e muita dedicação, as Irmãs Franciscanas enfrentaram muitos desafios. Construíram e venceram com anos de trabalho, carisma e entusiasmo pela educação e cultura. São anos de contribuição para a grandeza do ensino cristão. O Colégio caminhou para o centenário contando com o ensino de qualidade, a convivência e uma forte necessidade de gestão econômica. Contudo, chega o ano de 2005, após inúmeras dificuldades enfrentadas pela Associação das Irmãs Franciscanas estas decidem encerrar suas atividades para a surpresa da comunidade local. Felizmente, com a mobilização da comunidade escolar, pais, professores e alunos buscaram soluções para dar continuidade a esta história de educação e ensino. Nasce a Associação de Pais, Professores e Amigos do Santo Antônio, APASA para dar continuidade a nobre causa de administrar o colégio, mantendo o ensino de qualidade e os princípios franciscanos. Em 2018 celebra-se 120 Anos de história do Colégio Santo Antônio, espaço privilegiado de aprendizagem, formação humana e de PAZ e BEM.

 

Galeria