O COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

Colégio Santo Antônio

O Colégio Santo Antônio foi fundado em 1898 pelas Irmãs Franciscanas, completando no ano de 2018, 120 anos. Durante sua existência desempenhou um relevante papel social na formação de um sujeito alicerçado nos valores éticos, cristãos e educacionais de acordo com a necessidade de cada época e a partir de 2006 passou a ser mantido pela APASA (Associação de Pais, Professores e Amigos do Santo Antônio).

Hoje a realidade nos desafia por ser um período de mudanças cuja a amplitude, profundidade e rapidez exigem da educação um nível de conhecimento cada vez mais elevado e constantemente renovado. A nova ordem mundial é marcada por uma profunda crise dos valores tradicionais. Frente a essa realidade, somos desafiados a construir um ambiente solidário e fraterno sem perder de vista a pesquisa e o conhecimento que impulsiona a buscar saídas, possibilidades, em meio aos limites que a realidade impõe. Atendendo a essas necessidades a Educação se torna instrumento que fundamenta e viabiliza a construção de uma sociedade mais humana e justa, capaz de enfrentar os desafios da contemporaneidade.

O Colégio Santo Antônio é uma escola aberta e procura atender a diversidade. É uma escola de acolhimento, baseada na fé cristã com estímulo ao exercício da espiritualidade.

O Marco referencial contribui para a formação do homem como sujeito de sua história, capaz de construir e relacionar conhecimentos, oferecendo assim, um diferencial na qualidade em Educação. Possibilita o acesso a uma Educação contemporânea baseada no conhecimento de novas tecnologias sem esquecer os princípios de uma proposta sóciointeracionista fundamentada em valores cristãos que promovam a paz, a justiça e tenha como valores universais a fraternidade, a dignidade e o bem comum. Fortalece os conceitos de cidadania e exercita práticas pedagógicas inclusivas, ultrapassando os limites da Educação formal.

Em seu Marco operativo, o Colégio Santo Antônio propõe uma educação sóciointeracionista para alunos e professores a partir da busca constante de formação e qualificação:

• Que pensa o homem como sujeito que se constrói a partir da relação com os demais, responsável, ativo, crítico, pesquisador, que articula teoria e prática, e que procura estar atento a uma visão contemporânea de mundo sendo protagonista de sua história.

• Que priorize ações e conhecimentos em favor da vida e bem comum, e por isso pensa o sujeito num processo de constante mudança.

• Que avalie o processo educacional e metodológico como instrumento de melhoria contínua para a produção de novos conhecimentos.

• Que seja agente no exercício das relações interpessoais, intrapessoais e espirituais.


MISSÃO

O Colégio Santo Antônio propõe uma Educação Integral do sujeito, baseada nos princípios pedagógicos sóciointeracionistas. Visa atender o sujeito na sua totalidade, buscando o equilíbrio entre a formação do coração, da espiritualidade, da inteligência e da vontade.

VISÃO

O Colégio Santo Antônio visa ser um Centro Educacional de referência pela qualidade de seu processo de ensino e aprendizagem.

VALORES E PRINCÍPIOS

CARISMA - FAMÍLIA - RESPEITO - ÉTICA - COMPROMETIMENTO - SOLIDARIEDADE - CUIDADO E ZELO

FÉ E FRATERNIDADE - SUSTENTABILIDADE - TOLERÂNCIA - BONDADE